quinta-feira, 25 de outubro de 2012


diagnostico de gemeo

0

DIAGNÓSTICO: SÃO GÊMEOS
Drauzio  Em geral, as gestações começam todas da mesma maneira: um atraso menstrual, sonolência, às vezes enjoo ou uma sensação de cansaço inexplicável. A partir de que momento é possível fazer o diagnóstico de uma gravidez gemelar e como ele é feito?
Maria de Lourdes Brizot – Existe o conceito de que o nível da gonadotrofina coriônica é mais elevado na gestação gemelar e que a gestante têm enjoos mais intensos. Se isso é verdadeiro em alguns casos, não o é em muitos outros. Por isso, o diagnóstico definitivo depende do exame ultrassonográfico. O ideal é que seja feito no início da gravidez, nos primeiros três meses, quando se consegue definir, no caso dos gêmeos idênticos, se cada um terá sua própria placenta, o que facilitará muito o acompanhamento posterior da gestação.
Drauzio – A partir de quantas semanas o ultrassom detecta a gestação gemelar?
Maria de Lourdes Brizot – Já a partir de cinco ou seis semanas, o ultrassom consegue detectar gêmeos não idênticos, porque existem duas bolsas e duas placentas separadas. Gêmeos idênticos, com uma placenta só, são diagnosticados mais tarde, com seis ou sete semanas. Mesmo assim, é arriscado cometer um erro de diagnóstico: imagina-se que se trata de uma gestação única e depois se descobre que são dois bebês.

0 comentários:

Postar um comentário