quinta-feira, 25 de outubro de 2012


cuidados na gestação gemelar

0

Gestação gemelar cuidados
A gravidez costuma ser um momento muito especial para aquelas abençoadas com o dom de ser mãe, marcado por grandes modificações tanto físicas quanto emocionais é um momento em que experimentamos as mais diversas sensações.
Se já é inexplicável a alegria de gerar um filho, imagine então se durante a ultrassonografia o obstetra ouve não apenas um só coraçãozinho, mas dois? É alegria e emoção em dobro, justamente o que traduz a gestação de gêmeos. Embora a emoção e a expectativa sejam em dose dupla, é preciso alguns cuidados  quando uma gestação gemelar se confirma, visto que esta gestação é mais delicada e por isso exige maiores cuidados a fim de garantir a saúde da mamãe e dos bebês, pois segundo obstetras os riscos maternos em uma gestação gemelar chega a 80%.
Muitos fatogestaç~res fazem da gestação de gêmeos ser considerada de risco, por isso o acompanhamento pré-natal além de extremamente necessário deve ser mais rigoroso, sendo um dos objetivos desse acompanhamento médico fazer a gestação se estender o máximo possível, visto que o parto prematuro é muito comum nesse tipo de gravidez, pois devido à distensão abdominal que ocorre rapidamente, diferente de uma gestação simples, o parto costuma ocorrer por volta da 36ª semana de gestação.
Exames de ultrassonografia e hemogramas devem ser mais rotineiros e frequentes, pois as mamães de gêmeos estão mais sujeitas a anemia, diabetes gestacional, hipertensão, enjôos e falta de ar, o primeiro ultrassom deve acontecer até a 8ª semana, sendo revelado se os gêmeos serão idênticos ou diferentes.
Outra recomendação é que se diminuam as atividades físicas, inclusive atividades rotineiras como as tarefas domésticas, deve-se evitar o estresse e repousar, preferencialmente de manhã e a tarde, garantindo tranquilidade durante toda a gestação.
Além dos exames são necessárias mais consultas médicas para o acompanhamento de uma gestação gemelar visando assim, acompanhar mais de perto a saúde tanto da mamãe quanto dos fetos em desenvolvimento.
Outro cuidado é com relação à alimentação que deve ser balanceada e saudável, pois o excesso de peso é extremamente prejudicial, sendo que o aumento de peso considerado adequado dentro de uma gestação varia de doze a quatorze quilos, independente se é de gêmeos ou única.
Quanto ao parto é bom acostumar-se com a ideia do parto cesariana, pois nem sempre é possível dar a luz a gêmeos de forma natural, por isso o diálogo e a confiança entre mãe e obstetra são fundamentais, ele saberá avaliar a posição de cada bebê e orientar quanto a melhor escolha para um parto tranquilo e seguro.
A gestação de gêmeos exige um pouco mais de cuidado e é mais delicada, porém seguindo as orientações médicas sua gravidez será tão tranquila quanto uma gestação simples. A criação de gêmeos exigirá dos pais mais disposição e esforço, porém todo o trabalho com certeza será recompensado com alegria e satisfação proporcionais ao número dos bebês.

0 comentários:

Postar um comentário