Muitos fatogestaç~res fazem da gestação de gêmeos ser considerada de risco, por isso o acompanhamento pré-natal além de extremamente necessário deve ser mais rigoroso, sendo um dos objetivos desse acompanhamento médico fazer a gestação se estender o máximo possível, visto que o parto prematuro é muito comum nesse tipo de gravidez, pois devido à distensão abdominal que ocorre rapidamente, diferente de uma gestação simples, o parto costuma ocorrer por volta da 36ª semana de gestação.
Exames de ultrassonografia e hemogramas devem ser mais rotineiros e frequentes, pois as mamães de gêmeos estão mais sujeitas a anemia, diabetes gestacional, hipertensão, enjôos e falta de ar, o primeiro ultrassom deve acontecer até a 8ª semana, sendo revelado se os gêmeos serão idênticos ou diferentes.
Outra recomendação é que se diminuam as atividades físicas, inclusive atividades rotineiras como as tarefas domésticas, deve-se evitar o estresse e repousar, preferencialmente de manhã e a tarde, garantindo tranquilidade durante toda a gestação.
Além dos exames são necessárias mais consultas médicas para o acompanhamento de uma gestação gemelar visando assim, acompanhar mais de perto a saúde tanto da mamãe quanto dos fetos em desenvolvimento.
Quanto ao parto é bom acostumar-se com a ideia do parto cesariana, pois nem sempre é possível dar a luz a gêmeos de forma natural, por isso o diálogo e a confiança entre mãe e obstetra são fundamentais, ele saberá avaliar a posição de cada bebê e orientar quanto a melhor escolha para um parto tranquilo e seguro.
A gestação de gêmeos exige um pouco mais de cuidado e é mais delicada, porém seguindo as orientações médicas sua gravidez será tão tranquila quanto uma gestação simples. A criação de gêmeos exigirá dos pais mais disposição e esforço, porém todo o trabalho com certeza será recompensado com alegria e satisfação proporcionais ao número dos bebês.
0 comentários:
Postar um comentário