sexta-feira, 26 de outubro de 2012


como saber que espero gemeos

0

Como vou saber se estou grávida de gêmeos? 

Alguns sinais são: 

• ter engordado muito 
• o útero estar grande demais em relação à data prevista para o parto 
• forte náusea e vômitos 

A única forma certa de confirmar uma gravidez múltipla é através de um exame deultra-som. É até possível visualizar gêmeos em um teste realizado por volta de 6 semanas de gravidez, porém há o risco de um dos bebês ainda não ser visto nesse estágio tão inicial. 

Não é incomum também que gêmeos sejam concebidos, mas que apenas uma das crianças acabe se desenvolvendo, e a mãe nem venha a saber que chegou a ter mais de um bebê na barriga. 

A gravidez de gêmeos faz a mulher se sentir diferente? 

Descobrir que se espera mais de um bebê pode ser um choque para muitos pais e mães, e às vezes leva algum tempo para que se acostumem à idéia. 

Muitas mulheres ficam nervosas e até assustadas com a perspectiva de cuidar de dois bebês (ou mais) ao mesmo tempo, além de temer possíveis complicações durante a gravidez ou o parto. Mas a experiência dos obstetras diz que o medo logo é substituído pela alegria pela gestação especial. 

À medida que os bebês se desenvolvem, o cansaço logo aparece, e é essencial ter um tempinho para descansar e recuperar a energia. 

O fato de as grávidas de mais de um bebê engordarem mais durante a gravidez que gestantes que esperam um filho só não contribui para o bem-estar emocional da futura mãe. Para segurar a ansiedade, o melhor caminho é ser se informar bastante sobre os aspectos médicos de uma gestação desse tipo. 

É bom saber, por exemplo, que apesar de as cesarianas serem mais comuns no caso de gêmeos, muitas mulheres conseguem dar à luz com parto normal. 

Os sintomas da gravidez são piores quando se espera mais de um bebê? 

É possível que alguns sintomas comuns de qualquer gravidez fiquem mais exacerbados, o que não quer dizer que isso ocorra com todo mundo que espera gêmeos. 

Náusea e vômitos podem ficar piores devido aos níveis mais altos do hormônio da gravidez no corpo, a gonadotrofina coriônica humana (hCG), que provoca aquele famoso enjôo da manhã -- ou do dia inteiro. 

Na fase inicial da gestação, a taxa elevada de progesterona também pode causarfalta de ar e, com os passar dos meses, essa sensação fica mais forte por causa da pressão dos bebês sobre o diafragma. 

Prisão de ventre ou gases provavelmente vão dar as caras, mesmo para quem nunca sofreu com esse tipo de incômodo antes. 

Nos meses finais da gravidez, o peso extra acumulado acaba afetando os músculos e levando, em algumas mulheres, a dores nas costas

Procure se alimentar com comidas ricas em ferro, como carnes magras e verduras escuras, e converse com o obstetra sobre suplementos de ferro para evitar aanemia, também mais comum de ocorrer em quem está grávida de gêmeos. 

Durante a gestação, o volume de sangue aumenta (ainda mais no caso de gestação gemelar), tornando-o mais diluído e com uma menor contagem de glóbulos vermelhos, as células que transportam oxigênio. No caso da anemia, a quantidade dessas células diminui consideravelmente, provocando, entre outros sintomas, um cansaço absurdo e uma total falta de energia. 

0 comentários:

Postar um comentário